Logo - Portal Sereias

Santos é eliminado na primeira fase do Paulista pela primeira vez desde o retorno do time feminino em 2015

Santos passou por reformulação no elenco em 2024 (Foto: Divulgação/ SantosFC)

As Sereias da Vila foram eliminadas de forma precoce no Campeonato Paulista Feminino. Após a derrota para o São Paulo no estádio Ulrico Mursa, a equipe não tem mais chances de classificação e vai para rodada final, contra o Realidade Jovem, fora de casa, para cumprir tabela.

Entre 2012 e 2014, o futebol feminino do Santos deixou de existir. Em 2015, porém, sob o comando do falecido ex-presidente Modesto Roma Júnior, a modalidade retornou. A primeira competição disputada na volta, inclusive, foi o Paulistão do mesmo ano.

E, somando todas as participações das Sereias da Vila de 2015 até 2024, este ano foi a primeira vez em que o clube não avançou da primeira fase do Campeonato Paulista. A pior campanha havia sido em 2020, quando o Peixe caiu nas quartas-de-final.

Agora, eliminado na primeira fase em 2024, essa passa ser a pior campanha do Santos desde o retorno do futebol feminino ao clube.

Relembre as campanhas do Santos desde 2015:

Paulistão 2015: semifinal
Sob o comando do técnico Caio Couto, hoje de volta ao clube, as Sereias terminaram a primeira fase na terceira colocação do Grupo B (avançavam quatro). Nas quartas, o adversário foi o Rio Preto. O Peixe venceu no placar agregado por 4 a 2.

Já na semifinal, clássico contra o São Paulo e empate nas duas partidas por 2 a 2. Como o Tricolor Paulista tinha a melhor campanha, avançou para decisão.

Paulistão 2016: vice-campeão
Novamente com Caio Couto no comando, o Santos fez uma primeira fase quase perfeita terminando na liderança do Grupo 2 vencendo nove jogos e com 47 gols feitos. Nas quartas, eliminou a Ferroviária e, na semi, o Corinthians.

A grande decisão foi contra o Rio Preto. O primeiro jogo, no estádio da Vila Belmiro, terminou empatado em 0 a 0. Já em casa do time do interior, os mandantes venceram por 1 a 0 e ficaram com o título.

O primeiro jogo, fora de casa, terminou em 1 a 1. Já na Vila Belmiro, a equipe do interior venceu por 3 a 1 e conseguiu o título.

Paulistão 2017: vice-campeão
Em 2017, após terminar na liderença do Grupo 3 com 15 pontos conquistados, as Sereias venceram a Ponte Preta na semifinal. Mas na decisão, novamente o Rio Preto terminou como vencedor.

O primeiro jogo, fora de casa, terminou em 1 a 1. Já na Vila Belmiro, a equipe do interior venceu por 3 a 1 e conseguiu o título. Caio Couto também comandava o Peixe.

Paulistão 2018: campeão
Em 2018, a Federação Paulista de Futebol preparou um formato diferente. Na primeira fase, dois grupos com seis e sete participantes, respectivamente, regionalizados e jogaram entre si. Já na segunda parte, oito clubes classificados formaram dois grupos e se enfrentavam. Os dois melhores de cada iam para semifinal

Na primeira fase, o Santos terminou na vice-liderança com 26 pontos em 12 jogos. Na segunda parte, liderença do Grupo 3 com 14 pontos em seis jogos.

Já na semifinal, a equipe comandada pela técnica Emily Lima passou pelo Rio Preto com duas vitórias. Na final, vitória na Vila Belmiro contra o Corinthians por 1 a 0 e empate por 2 a 2 no Parque São Jorge.

O primeiro jogo da final contou com um público de 13.867 torcedores na Vila.

Paulistão 2019: semifinal
Em formato igual ao do ano interior, o Peixe chegou até a semifinal da competição, quando foi derrotado para o São Paulo. O treinador da equipe era Guilherme Giudice.

Paulistão 2020: quartas-de-final
Novamente sob o comando de Guilherme Giudice, as Sereias terminaram a primeira fase na quarta colocação do grupo, posição limite para os classificados. Nas quartas, porém, derrota na Vila por 5 a 2 para o Corinthians e mesmo com a vitória por 2 a 0 na volta, a equipe foi eliminada.

Paulistão 2021: semifinal
Neste ano, a FPF optou por um turno único em que todos os 12 clubes se enfrentavam e os quatro melhores avançavam de fase. O Peixe, sob comando de Tatiele Silveira, terminou a primeira fase na terceira colocação, mas foi eliminado para o São Paulo na semifinal com duas derrotas em dois jogos.  

Paulistão 2022: final
Neste ano, o Peixe contou com o retorno do técnico Kleiton Lima, e chegou até a grande final, disputada contra o Palmeiras. Em Santo André com mando do Peixe, a equipe perdeu por 1 a 0. Já na casa do rival, Allianz Parque, nova derrota, dessa vez por 2 a 1 e o vice-campeonato.

Paulistão 2023: semifinal
Neste ano, o Peixe teve Kleiton Lima até a 10ª rodada, quando deixou o clube. A equipe terminou a primeira fase na segunda colocação, com 27 pontos conquistados. Na semi, porém, foi eliminado nos pênaltis após vencer o jogo de ida e perder o da volta.

Paulistão 2024: primeira fase
Com uma rodada a disputar, o Peixe soma nove jogos e 13 pontos conquistados. A equipe venceu quatro jogos, empatou um e perdeu outros quatro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
Rolar para cima