Quem vê o Santos construir sua história dentro de campo, com Ketlen ultrapassando a marca de 100 gols pelo clube ou Neymar retornando em meio a uma grande festa, muitas vezes não imagina o que acontece fora das quatro linhas.
O Portal Sereias reuniu três mulheres que atuam nos bastidores do Santos e que, mesmo sem marcar gols, desempenham papéis fundamentais para o funcionamento do clube. Respeitadas, elas trabalham há pelo menos 14 anos na instituição, ajudando o Peixe a vencer os desafios do dia a dia.
Preta
Ivoni Vieira do Nascimento, conhecida como Preta, é recepcionista do Santos. Nascida em Santos, tem 70 anos, sendo 36 deles dedicados ao clube. A profissional é muito conhecida internamente no clube e respeitada por todos (as) atletas.
“O Santos é a minha vida. Tudo o que consegui foi trabalhando no Clube, inclusive grandes amigos. Passo mais tempo aqui do que em casa. Tenho muito orgulho de ser torcedora e trabalhar no time do meu coração”, disse Preta.

Nadja de Jesus Fontes
Com 56 anos e 22 anos de trabalho no Santos, Nadja é coordenadora de Recursos Humanos do clube. Nascida no Guarujá, ela é formada em Pedagogia e possui pós-graduação em Administração de Recursos Humanos.
“É uma experiência gratificante. É um ambiente mais masculino, mas que se transformou muito nos últimos anos. As mulheres hoje são muito mais reconhecidas, em cargos de liderança e tomando decisões importantes no dia a dia de um dos maiores clubes do mundo. Amo trabalhar no Santos”, comenta.

Márcia Mendes Fernandes
Com 55 anos e 14 anos de dedicação ao Santos, Márcia é coordenadora de Contabilidade do clube. Formada em Ciências Contábeis, ela também possui pós-graduação em Direito das Mulheres. Nascida em Santos, sua trajetória profissional é marcada por uma forte atuação na área financeira da instituição.
“O futebol é um ambiente bem desafiador por conta das particularidades que existem no Clube. Ter mulheres em posição de liderança é um desafio ainda maior. É muito recompensador saber que a gente participa de momentos únicos, de conquistas, mesmo trabalhando nos bastidores”.
Comissão das Mulheres
Cabe ressaltar que, neste mês de março, o Santos criou a Comissão das Mulheres, com o objetivo de fortalecer a presença feminina em todas as áreas do clube. Formado por 11 colaboradoras, o grupo se reúne mensalmente para debater temas diversos e promover um ambiente mais inclusivo e representativo dentro da instituição.