Logo - Portal Sereias

8 de março: duas mulheres na história do Santos que você precisa conhecer

Jurema Cléa (esquerda) e Wilma Faccioli (direita), em foto pelo Santos (Foto: Revista O Alvinegro/ Acervo Almanaque Esportivo de Santos)

É comum ouvir de torcedores do Santos que os grandes ídolos do clube, tanto no futebol masculino quanto feminino, são Pelé e Ketlen. No entanto, ao analisar a história do Peixe, é possível destacar duas mulheres que, “longe do futebol”, marcaram seu nome.

Com o apoio do Acervo Almanaque Esportivo de Santos e de Guilherme Guarche, do Centro de Memória do Santos, o Portal Sereias relembra, neste Dia Internacional da Mulher, o legado de duas mulheres históricas.

Wilma Faccioli Salles – Vôlei e Basquete

A ex-atleta Salles se destacou no voleibol pelo Santos Futebol Clube em 1949, iniciando sua trajetória no esporte. Sua habilidade em quadra a levou a ser convocada para a seleção santista de voleibol, com a qual conquistou diversos títulos ao longo de sua carreira, incluindo nos Jogos Abertos do Interior.

Além de brilhar no voleibol, Wilma também se destacou no basquete, ingressando na modalidade em 1952. De 1950 a 1959, participou de sete edições consecutivas dos Jogos Abertos do Interior, sempre ajudando a cidade de Santos a conquistar o título. Entre 1952 e 1959, ela fez parte das seleções santistas de ambos os esportes.

A ex-jogadora conquistou o título de atleta do Patrimônio do Esporte Amador do Santos Futebol Clube.

Ficha de cadastro de Wilma pelo Santos (Foto: Revista O Alvinegro/ Acervo Almanaque Esportivo de Santos)

Jurema Cléa Figueirôa – Vôlei, Basquete e Atletismo

Ex-atleta santista, Jurema iniciou sua trajetória esportiva aos 13 anos, destacando-se nas modalidades de atletismo, basquetebol e voleibol. Sua maior conexão foi com o Santos Futebol Clube, onde representou o time em diversas competições entre as décadas de 1940 e 1950, consolidando-se como uma figura importante no esporte da cidade.

Além de sua passagem pelo Santos, Jurema também defendeu a Cidade de Santos nos Jogos Abertos do Interior entre 1941 e 1946. Em 1952, integrou a seleção brasileira de basquetebol, ampliando ainda mais seu legado no esporte nacional.

Jurema, que nasceu no dia 19 de junho de 1927, deixou um legado marcante no esporte. Com uma trajetória de superação e conquistas, faleceu em 15 de maio de 1996, aos 69 anos.

Da esquerda para direita: Marilda, Jurema, Maria Cristina, Antonieta, Wilma, Ruth, Maria de Lourdes Duarte, Regina Célia, Gessy Costa e a última não teve identidade descoberta (Foto: Revista O Alvinegro/ Acervo Almanaque Esportivo de Santos)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
Rolar para cima