Hoje, a minha coluna não falará de Santos 1×0 Colo-Colo (CHI), mas de algo que eu fiquei pensando nesses dias. Se alguém falasse pra você que o Santos seria rebaixado para série A2 do Campeonato Brasileiro, não se classificaria pro mata-mata do Campeonato Paulista, mas que faria uma das melhores campanhas da Libertadores, com classificação garantida com uma rodada de antecedência, você o chamaria de doido.
Mas, é o que está acontecendo desde que Caio Couto retornou ao clube. É visível que temos um outro time, uma outra mentalidade, um elenco com mais leveza, mais liberdade, mais autonomia e isso se reflete no campo, com 2 vitórias muito convincentes. E ficou uma pergunta na minha cabeça, inspirada na série da Marvel “What If…?”: e se o Caio tivesse chegado antes, tipo antes da parada da Olimpíada ou antes do final do Brasileirão? Não teríamos sido rebaixadas?
Claro que nunca saberemos se isso aconteceria, mas fica o exercício na sua imaginação. A participação das Sereias na Libertadores, com 2 vitórias, está acima de qualquer questionamento, mesmo num grupo que não mostra dificuldades, ao contrário de outros clubes que estão na competição.
A escolha do Caio deveria, a meu ver, ter sido feita muito antes, sabemos que ele estava empregado, mas é alguém que conhece o Santos do porteiro ao presidente, que tem a sensibilidade de saber aonde cada atleta pode chegar, que tem o respaldo da diretoria (mesmo com a mesma fazendo as bobagens que faz).
Obviamente, que essa campanha nos empolga e a “obrigação” de se classificar já foi cumprida. E não acho errado se empolgar como torcedor, isso não pode entrar no elenco; e já disse aqui nas minhas primeiras colunas que eu tinha esperança pelo que vi nos últimos jogos antes da Libertadores, mas essa campanha mostra que a diretoria deveria ter evitado algo tão terrível como um rebaixamento, o 2º em menos de um ano.
Na Libertadores, as Sereias vão enfrentar o Olímpia, também já classificado, para definir a liderança do grupo e ver quem enfrenta Corinthians ou Boca Juniors, provavelmente os classificados do Grupo A.
Claro que não podemos jogar tanta expectativa no grupo santista, por conta de tudo que aconteceu este ano, mas temos o direito de curtir esse momento bom, por elas e pelo futuro do Santos Futebol Clube. Que bom que o professor Caio Couto voltou!